pesquisa
O ensino escolar é uma atividade ofertada numa escola credenciada pelos órgãos competentes com a finalidade de possibilitar que o estudante conheça, questione e inove, participando das decisões e invente novas formas culturais. Já a educação é uma forma de apropriação de conhecimentos, pois esta em todos os lugares em que haja contato social.
A educação é uma pratica social de homens e mulheres e seu objetivo é socializa-los e humaniza-los culturalmente. A tarefa de educar cabia apenas aos sacerdotes e religiosos.
Os padres jesuítas aqui no Brasil colônia, com uma concepção de educação voltada para a manutenção das estruturas hierárquicas e de privilégios para alguns em detrimentos do outro que com seus trabalhos braçais sustentavam as escolas, índios e escravos foram incorporados como funcionário enquanto os missionários eram seus chefes.
Nese período mesmo sem escolas formais a educação acontecia nas missas dominiais, por meio de regras e comportamento social nas famílias. O então jesuíta Rui Barbosa subiu diversas vezes na tribuna para denunciar o numero de analfabetos, defender a importância do ensino normal, dos jardins de infância dentre outras para o desenvolvimento de ensino. Durante os primeiros anos da Republica, nossos atrasos industrial era justificado pela pouca educação escolar, alguns diziam que a ignorância da população gerava rebeliões, motins e desordem social. E hoje adotaram todos pela educação numa tentativa insana de curar uma ferida enrizada já há muito tempo.
Quando falamos em educação estamos falando de várias formas de apropriação e conhecimentos. A educação ocorre em todos os lugares que aja contato social, e com certeza todo conhecimento que adquirimos muda nossas vidas assumindo grande relevância na formação humana, possamos conhecer e exigir nossos direitos passamos a ver o mundo de outra maneira a agir e compreender que precisamos adquirir cada vez mais conhecimento .
COMUNICAÇÃO