Princípios básico para mocidade espírita
PROCURAR TER SEMPRE
1 – BOM HUMOR: Não dê muitas razões para as lamentações. Todos nós temos motivos de choro. Dar um ombro amigo a quem está em dificuldade é ótimo, mas isso não significa que tens que carregar o mundo nas costas e resolver os problemas dos outros. Também não se desespere diante das dificuldades, dê ênfase às coisas boas da vida.
2 – CALMA: Sempre. Não deixe que a ansiedade e a preocupação tomem conta dos pensamentos, tornando o viver insuportável. Trabalhe no bom serviço, tendo consciência de que cada coisa tem seu tempo de surgir, acontecer e acabar. Ore sempre e eleve os pensamentos, seguindo à bondade e as boas intenções.
3 – BOA VONTADE: Não deixando que o desânimo tome conta. A cabeça fria e tranqüila é uma ótima guia. Não desista da bondade e do trabalho justo. É sempre bom ter um coração perseverante que não se deixa abater diante da descrença dos outros.
4 – PACIÊNCIA: Principalmente com aqueles que não são tolerantes, que são arrogantes, prepotentes, que não respeitam, que esnobam e fazem pouco caso dos esforços realizados. Tenha paciência com os seus erros e defeitos, buscando a melhor maneira de corrigi-los e se esforçando para não errar novamente.
5 – CONFIANÇA: A fé que vai se construindo, se fortalecendo e se moldando. A confiança em Deus, no bem e em si mesmo.
6 – RESPEITO PRÓPRIO: O entendimento dos próprios limites e não se desesperar diante dos perigos. A tranqüilidade como guia de uma vida melhor.
7 – RESPEITO AO PRÓXIMO: Se não gosta daquela pessoa, é melhor se afastar e até mesmo evitar em falar com ela e dela. Se o outro está triste ou nervoso, não o fique aporrinhando muito, ofereça a sua alegria e companheirismo. Caso ele não queira, deixe-o por um tempo, até que ele decida o que fazer.