Princípio de Le Chantelier
Questões:
1. Tendo como premissa o uso exclusivo do princípio de Le Chantelier, como será construído o pensamento cognitivo do indíviduo?
R: Um dos problemas desecandeados pelo o uso fiel deste princípio é a construção de pensamentos atrofiados a concepções de verdades absolutas. Ainda, esse estudo superficial pode favorecer processos de ensino aprendizado baseados na memorização, repetição e utilização do princípio como algoritimo, sem a compreensão exata dos fenômenos envolvidos.
2. Na maioria dos livros didáticos analisados, encontra-se a seguinte expressão: “Deslocar o equilíbrio”. Comente.
R: É utilizado quando se deseja fazer referência a formação de produtos e/ou reagentes em uma reação, no entanto, em detrimento ao uso dessa nomenclatura ocorre a falsa impressão de compartimento da reação. Por isso é necessário esclarecer o sentido dessa expressão, deixando claro para o aluno que se trata da quantidade em mols de produtos e/ou reagentes que deve aumentar na reação.
3. Aponte dois motivos que justifique as limitações do princípio de Le Chantelier.
R: O equilíbrio para gases ideais, de acordo com o princípio, favorece o lado inverso da reação, considerando temperatura e volume constantes. No entanto, observa-se ambiguidade no princípio, visto que, quando submetidos as variações de pressões parciais ou concentrações dos reagentes, levam a predições opostas. Alem disso, o princípio é baseado na indução, na semelhança entre os fenômenos observados e na generalização dos casos estudados, isso pode causar erros conceituais significativos se compararmos com expressões matemáticas. Por exemplo, a comparação da expressão do quociente de reação “Q”, com a expressão da constante de equilíbrio “K”, evidência que nem sempre o equilíbrio é favorecido no sentido oposto da resultante da ação externa.
Pergunta sem resposta:
Sugira