Código de cores resistores
1. INTRODUÇÃO
A disciplina de materiais de construção como ciência passível de experimentação, é capaz de propor padrões e princípios relacionados a definição da resistência, eficiência, durabilidade e entre outro fatores que indicam a utilização de um material na fabricação de um determinado produto. Assim pode-se evidenciar a medição da finura do cimento e se determinar a massa especifica do cimento Portland e da cinza volante. A finura do cimento pode ser um indicativo da qualidade e validade do mesmo, enquanto a massa específica é uma propriedade para o cálculo do consumo de material por metro cúbico de argamassa e concreto, permite calcular o custo desses materiais. Ambas influenciam no resultado do produto final.
O cimento quando mal armazenado tende a “empreender” tornando-se impróprio para uso. A finura do cimento está relacionada ao poder de reação do cimento com a água. Tal finura pode ser calculada através da fórmula:
F=RC/M*100
ONDE:
F= índice de finura do cimento, em porcentagem;
R= resíduo do cimento na peneira 75 µm, em g;
M= massa inicial do cimento, em g;
C= fator de correção da peneira utilizada no ensaio. Considere fator de correção 0,95.
O ensaio de massa específica é realizado dividindo-se o peso de uma massa de cimento pelo volume real dos seus grãos. para tanto deve ser utilizado o frasco de Lê Chatelier, conforme será desenvolvido na aula. A massa específica é calculada através da fórmula:
D=m/V
ONDE:
D= é a massa específica do material ensaiado, em gramas por centímetros cúbicos;
M= é a massa do material ensaiado, em gramas;
V= é o volume deslocado pela massa do material ensaiado (V2-V1), em centímetros cúbicos.
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais: uma balança de precisam com uma resolução de 0,01g, uma peneira nº 200, um pincel de tamanho médio de cerdas de náilon, uma flanela pequena, limpa e seca, um