Região sudeste
Tem como limites nas suas extremidades norte e nordeste o Estado da Bahia, a oeste e nordeste pelos Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. O leste e sudeste pelo Oceano Atlântico e, ao sul e a sudoeste, pelo Estado do Paraná. Está situado na parte mais elevada do planalto Atlântico, onde estão localizadas as serras da Mantiqueira, do Mar e do Espinhaço.
O clima da região varia conforme cada localidade, podendo ser tropical, tropical de altitude, subtropical e litorâneo úmido. O clima tropical está presente nas baixadas litorâneas do Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais, oeste paulista e no litoral do Espírito Santo. É caracterizado por ter altas temperaturas, chuva no verão e seca no inverno. O estado de Minas Gerais ainda tem o clima semiárido.
O clima tropical de altitude tem temperaturas mais frescas, mas está presente em regiões mais altas do relevo.
O subtropical, presente no sul do estado de São Paulo, é marcado por ter uma boa distribuição de chuvas e por grandes amplitudes térmicas (grande variação de temperatura).
A Região Sudeste do Brasil é composta pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Apresenta grande pluralidade cultural, com manifestações de origem indígena, africana, europeia e asiática.
As manifestações culturais da Região ocorrem através de elementos como:
Congada – A presença desse bailado popular é assinalada no Brasil colônia e ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul. Na congada existem dois grupos de negros que entram em luta. É a luta do Bem contra o Mal. O Bem é representado pelos cristãos, o Mal é o grupo de mouros. O Bem usa roupa azul, e o mal, vermelha. Há lutas, embaixadas, cantos, e sempre os cristãos vencem os mouros, que são batizados. E todos juntos fazem a festa em louvor a São Benedito, padroeiro dos negros em todo o Brasil. As violas, o canzá (reco-reco), caixas, tambores, acompanham os cantadores.
Fandango – nas cidades do litoral paulista é muito popular. O