Região sudeste
A REGIÃO SUDESTE é formada por 4 estados e a mais desenvolvida das regiões brasileiras. A população é a mais numerosa do Brasil. Só Minas Gerais, não é banhada pelo mar.
ESPÍRITO SANTOS, MINAS GERAIS, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO.
A REGIÃO SUDESTE é a mais importante região econômica do país.
COMIDAS TÍPICAS: Feijoada, cuscuz paulista, Tortas, Queijo de MinasTutu de Feijão, Feijão-Tropeiro, Torta Capixaba e Angu, etc.
ARTESANATO: Couro, madeira, pedra-sabão, prata e cobre, etc.
LENDAS E MITOS: Saci-pereré, mula-sem-cabeça, lobisomem, etc.
DANÇAS E FOLGUEDOS: Samba, folia de Reis, cirandas, congadas.
FESTAS POPULARES: Festa do Divino, Romarias, Festa de Iemanjá, Festa Juninas e Carnaval
Poderá também gostar de:
Entre os vários elementos da cultura do Sudeste, estão:
Carnaval – festa popular comemorada em todo o Brasil. No Rio de Janeiro é realizado o carnaval mais famoso do mundo, e atrai turistas brasileiros e estrangeiros para prestigiarem os desfiles das escolas de samba.
Desfile de escolas de samba no carnaval
Batuque – dança africana que representa um ritual de fertilidade, sendo difundida nas cidades do interior paulista. A dança é realizada através de uma fileira de homens que fica a 15 metros de distância das mulheres, e, ao iniciar o ritual, os homens e as mulheres dão a “umbigada”, ou seja, o ventre da mulher bate na barriga do homem.
Samba de Lenço – é considerado o ancestral do samba cosmopolita. A utilização do lenço é uma forma de devoção a São Benedito. Apresenta aspectos similares ao jongo e o batuque. Sua dança é de origem africana, podendo ser praticada tanto no meio urbano (samba de salão) quanto na zona rural (samba de roda, samba campineiro e samba de lenço).
Folia de Reis ou Reisado – folguedo que ocorre no período do natal, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, dia dedicado aos Santos Reis. A formação das folias difere-se conforme o lugar, normalmente são grupos de