Impressao flexográfica
Flexografia é um processo de impressão gráfica direta, em que emprega clichê de borracha (fotopolímero), e possui uma matriz com relevo, onde, no relevo, encontram-se as áreas de impressão. Funciona como um sistema de “carimbo”, mas com muito mais qualidade. Usa-se tintas líquidas à base de solventes, que são altamente secativas. Os aquecedores instalados para secagem podem usar luz ultravioleta ou através de um feixe de elétrons. Uma de suas vantagens é a flexibilidade para imprimir os mais variados tipos de superfícies.
A forma da impressão ocorre da seguinte maneira: Há um tinteiro, onde permanece a tinta a ser utilizada na impressão. Depois há uma espécie de cilindro tomador, feito de borracha, que faz a captura da tinta no tinteiro. Depois há a racle, lâmina de metal que retira o excesso de tinta do cilindro tomador, que fica entre o cilindro tomador e o cilindro entintador, que é feito de anilox ou de borracha. Esse cilindro entintador passa a tinta para o cilindro porta-clichê, que é o cilindro que possui a “forma” da imagem, ou seja, é o “carimbo” da máquina. Nela ficarão entintadas apenas as áreas em alto relevo, que forma a imagem de forma “inversa”, para que na passagem da tinta no papel ela permaneça de forma correta. Ao lado do cilindro porta-clichê, há o cilindro de pressão, que pressiona o material em que será impressa a imagem juntamente com o cilindro porta-clichê, que é o carimbo que possui a tinta.
As características da flexografia permitem impressão sobre vários tipos de materiais além do papel, como: plásticos, laminados, poliéster, plásticos em geral, papéis para presentes, tecidos, papelão ondulado