Flexografia
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Disciplina: Produção Gráfica
Flexografia
Brasília, setembro de 2011
Sumário
1. Introdução
2. Definição do problema e das hipóteses
3. Objetivos
4. Métodos de Pesquisa
5. Cronograma
6. Conclusão
7. Referências
Introdução
Flexografia é um método de impressão rotativa direta que utiliza chapas de borracha ou fotopolímero resiliente com uma imagem em relevo. O sistema de impressão flexográfica pode ser considerado um avanço do sistema de impressão tipográfico, ou podemos dizer que a impressão flexográfica se inspirou na tipografia (que por sua vez se inspirou na xilogravura). É um método de impressão novo e que está em rápida transformação, ideal para gráficos de embalagens e para impressão/conversão. A flexografia, do modo como a conhecemos, começou na década de 1920 nos EUA e inicialmente era chamada de impressão 'com anilina' por causa das tintas, ou pigmentos, que eram utilizados então. O nome era mal visto e então se realizou uma votação entre os fornecedores e vendedores nos EUA. No 14° Fórum do Instituto de Embalagens, em outubro de 1952, foi anunciado que o processo a partir desse momento seria chamado de processo de impressão "flexográfica".
Um maior aprofundamento sobre essa técnica de impressão será abordado a seguir no intuito de apresentar e detalhar a flexografia.
Flexografia Flexografia é um processo de impressão gráfica em que a fôrma, um clichê de borracha ou fotopolímero, é relevográfica. O sistema pode ser considerado como um "bisneto" do carimbo. Usa-se tintas líquidas altamente secativas, a base de água, solvente ou curadas por luz UV ou feixe de elétrons. Uma de suas virtudes é a flexibilidade para imprimir os mais variados suportes, de durezas e superfícies diferentes. Processo muito utilizado para impressão em polímeros como plásticos, por exemplo. A flexografia é uma