Manual De Impressao Flexografica 1
IMPRESSÃO FLEXOGRÁFICA
1
2
ÍNDICE
APRESENTAÇÃO
4
INTRODUÇÃO
5
FLEXOGRAFIA
6
DESIGN
7
ARQUIVOS DIGITAIS
8
FÔRMA DE IMPRESSÃO
17
FITAS DUPLA-FACE PARA
MONTAGEM DE CLICHÊ
24
MONTAGEM DE CLICHÊS
30
ANILOX
46
TINTAS DE IMPRESSÃO
52
SUBSTRATOS DE IMPRESSÃO
61
IMPRESSÃO
67
LEGISLAÇÃO SOBRE EQUIPAMENTOS
DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
70
ESCALA PARA AVALIAÇÃO DAS VARIÁVEIS
DA IMPRESSÃO FLEXOGRÁFICA
72
BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS
76
GRUPO ELABORADOR
78
3
APRESENTAÇÃO
Fruto de um trabalho coletivo, este manual foi discutido e elaborado por um grupo de técnicos, membros da Comissão de Estudo de Processos em
Flexografia do ONS-27 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O Organismo de Normalização Setorial é confiado pela ABNT à ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) para coordenar as atividades de normalização do mercado gráfico brasileiro e participar das discussões internacionais das Normas pertinentes ao setor.
A ABNT é a representante oficial do Brasil na ISO (Organização Internacional de Normalização), cuja missão é promover o estabelecimento de normas e padrões globalmente aceitos, com o objetivo de facilitar a troca internacional de bens e serviços e auxiliar o intercâmbio intelectual, científico, tecnológico e econômico entre as nações.
As normas técnicas, tanto internacionais como nacionais, contêm especificações técnicas, critérios, regras e definições de características que garantem que materiais, produtos, processos e serviços atendem aos objetivos a que se propõem. Na área gráfica, essas normas definem desde especificações para insumos até critérios de qualidade para produtos finalizados.
Este manual reúne informações baseadas em Normas e documentos técnicos em linguagem simples, e procura auxiliar os gestores na adoção de práticas para padronização do sistema de impressão flexográfica. Esta primeira versão do manual está sujeita a correções e atualizações conforme seja necessário. 4