Apresenta O Definitiva TIG
O presente trabalho tem por objetivo abordar o tema “A percepção do trabalho do ponto de vista do empregado e do empregador”. O cerne deste estudo consiste na abordagem acerca de se investigar qual seja o fator que mais contribui para a insatisfação do empregado na atualidade e na atuação do RH na mediação para o equilíbrio de interesses das partes envolvidas.
A atividade do trabalho é antiga, existe desde o momento em que o homem passou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor para suprir a necessidade de sobrevivência. O trabalho humano se apresentou sob diferentes formas no decorrer da história, passando por vários percalços até atingir o patamar em que está hoje, com a existência de políticas sociais, contratos reguladores e fundamentalmente ressaltando a consideração da dignidade da pessoa humana, haja vista, a degradação histórica a qual passaram diversos trabalhadores antes de terem seus direitos reconhecidos.
Numa visão genérica, conceitua-se trabalho como um encargo, tarefa, serviço, atividade consciente e voluntária, física ou intelectual, com dispêndio de esforço humano, aplicado na realização de determinado empreendimento, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
À luz da história da humanidade, evidencia-se que o trabalho se apresentou sob diferentes formas, variando conforme o nível cultural e o estágio evolutivo de cada sociedade.
As primeiras raízes estão no pensamento da antiguidade e da Idade Média (do Trabalho como um castigo dos deuses), no Renascimento (com as ideias de valorização do Trabalho como forma da cultura), e mais recentemente, nos preceitos constitucionais modernos (do Trabalho como Direito, como dever, Direito e dever ou, ainda, como valor fundante das sociedades políticas).
Na acepção bíblica era considerado como castigo, visto que Adão teve que trabalhar para prover sua subsistência, em razão de ter comido a maçã proibida. Na antiguidade, a relação de trabalho era a escravidão. O escravo era tido