Região Sudeste
Região Sudeste
Indaial
2014
Sumário
Introdução Neste trabalho falaremos sobre a região Sudeste, sobre os aspectos econômicos, climáticos e naturais e as principais características de cada estado que compõem a região.
O Sudeste é uma das cinco regiões estabelecidas pela divisão regional do Brasil feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O Sudeste é composto por quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando uma área territorial de 924.511quilômetros quadrados. Embora conte apenas com quatro unidades federativas, a região Sudeste é a mais populosa do país. Segundo dados do IBGE referentes às estimativas para o ano de 2013, a região alcançou os 84,4 milhões de habitantes, sendo que quase 20 milhões destes habitam a cidade de São Paulo e sua região metropolitana. É também na região Sudeste que se registram as maiores densidades demográficas do país, com uma média de 91,3 habitantes para cada quilômetro quadrado. Além de concentrar a maior parte da população brasileira, a região Sudeste também concentra a maior parte da renda média da população, sendo a região que mais contribui com o Produto Interno Bruto do Brasil. Trata-se de um reflexo histórico, pois essa região carregou sobre si a maior parte dos investimentos e produções agrícolas, sobretudo na era da economia cafeeira, sendo também a primeira área do território nacional a industrializar-se.
1 Espírito Santo Espírito Santo (ES) é um estado brasileiro localizado na região Sudeste do país e faz divisas com os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, sendo banhando pelo Oceano Atlântico. A capital é Vitória e o número de habitantes no Censo Demográfico do IBGE de 2010 foi de 3.514.952 pessoas, que se distribuem em uma área de 46.095 km².
1.1 Aspectos naturais O