Samba de Roda
O Samba de Roda é uma variante musical mais tradicional do samba, originário do estado brasileiro da Bahia, surgindo provavelmente no século XIX.
O estilo musical normalmente é o afro-brasileiro, que é associado a uma dança, que por sua vez está ligada a capoeira. É tocada por um conjunto de pandeiro, atabaque, berimbau, viola e chocalho, acompanhado principalmente pos canções e palmas.
O samba de roda é uma forma de preservação da cultura dos negros africanos escravizados no Brasil. A influência portuguesa fica por conta da introdução da viola e do pandeiro.É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem o corpo de tal maneira, que todos praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.
Normalmente o samba tem inicio depois que são concluidas as rodas de capoeira, visando o entretenimento das pessoas aí presentes. Esta modalidade musical é repleta de disposiçao e de bom humor, é o momento e que as mulheres revelam sua graça e voluptuosidade.
A musicalidade convencioal nascida do sincretismo afro-brasileiro está ligada essencialmente à dança, vinculada intimamente, por outro lado, à capoeira, modalidade cultural que engloba luta, no mais puro estilo marcial, arte popular, música, ingredientes africanos e lúdicos, entre outros.
Histórico
O samba teve início por volta de 1860, como manisfestação da cultura dos africanos que vieram para o Brasil. De acordo com pesquisas históricas, o Samba de Roda foi umas das bases de formação do samba carioca.
A manifestação está dividida em dois grupos característicos: o samba chula e samba corrido. No primeiro, os participantes não sambam enquanto os cantores gritam a chula- uma forma de poesia. A dança só tem início após a declamação, quando uma pessoa por vez samba no meio da roda ao som dos