Sindicatis, Uma roda de Samba em Curitiba

3909 palavras 16 páginas
RODA DE SAMBA EM CURITIBA: ORIGEM E FUNDAMENTOS DO SAMBA DO SINDICATIS

Cláudio César da Silva1
Ivo Pereira de Queiroz2 RESUMO

Este artigo relata a origem e os fundamentos do Samba do Sindicatis, uma roda de samba que acontece em Curitiba, desde novembro de 2010. Num primeiro momento, recupera a memória de movimentações de sambistas nucleadas em distintos bairros do município de Curitiba, que mais tarde confluíram para espaços comuns, podendo ser consideradas precursoras do Samba do Sindicatis. Em seguida, informa, sinteticamente, o itinerário das rodas realizadas, sinalizando para sua repercussão junto à comunidade curitibana e os ajustes que se fizeram necessários à continuidade daquelas manifestações. O documento aponta alguns princípios que orientam o desenvolvimento das rodas, sugerindo seu vínculo com a ancestralidade africana e finaliza tecendo considerações sobre a contribuição do Samba do Sindicatis para a cena cultural de Curitiba e sugere perspectivas para a formação de nova geração de sambistas e amantes do samba.

Palavras-chave: Ancestralidade africana. Partido Alto. Roda de Samba. Samba curitibano.

Introdução

Que vem a ser o Samba do Sindicatis se não uma reunião, em Curitiba, de músicos profissionais e diletantes, compositores, pesquisadores e profissionais de diversas áreas que têm em comum, a afinidade com o samba? Como surgiu a iniciativa de reunir pessoas para cantar sambas, encontrar pessoas e ampliar as amizades, conversando amenidades ao som das vozes e dos instrumentos? Por que este acontecimento aproxima-se da ancestralidade africana?
O Samba do Sindicatis é uma inequívoca demonstração de que a tese da inexistência de samba em Curitiba é uma falácia. À medida que as rodas foram acontecendo, consolidou-se uma metodologia de encontros musicais que principiam pela execução de músicas autorais. Inicialmente, homenageiam-se personagens da história do samba curitibano, especialmente o Maé da Cuíca3; depois,

Relacionados