Gestao financeira em saude
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo revelar as características administrativas de uma USF – Unidade de Saúde da Família, descrevendo sua estrutura organizacional e seu modo de operação interna. Tomaremos como objeto de analise, uma das Unidades de Saúde da Família, da cidade de Palmas – TO, tais unidades, tem como objetivo o atendimento ao público, tal como o acompanhamento de idosos em tratamento de hipertensão e diabetes, acompanhamento pré-natal, e a prevenção bem como o tratamento de algumas doenças, tais como: hanseníase, tuberculose, e outras doenças transmissíveis. Estas unidades estão espalhadas, pelos mais diversos pontos da cidade, e funcionam como postos de atendimento básico a saúde, para diminuir as demandas de atendimento nos hospitais, para os quais são encaminhados os casos mais graves.
DESENVOLVIMENTO
Estrutura Organizacional
Quanto à estrutura organizacional, esta unidade, apresenta uma hierarquia em pirâmide, onde o administrador fica no topo e os demais ficam abaixo, como podemos ver abaixo:
SECRETÁRIO MUNICIPAL DA SAÚDE
COORDENADOR DA ATENÇÃO BÁSICA
GERENTE DA UNIDADE DE SERVIDORES
Podemos descrever as atividades desempenhadas pelas funções representadas na pirâmide acima, da seguinte forma:
SECRETARIO MUNICIPAL DE SAÚDE – GERÊNCIA A SAÚDE DO MUNICIPIO;
COORDENADOR DA ATENÇÃO BÁSICA – RESPONSÁVEL PELAS UNIDADES
DE DETERMINADA REGIÃO;
GERENTE DA UNIDADE – RESPONSÁVEL POR MANTER A ORGANIZAÇÃO NA UNIDADE DE SAÚDE;
SERVIDORES – SÃO SUBORDINADOS AO GERENTE DA UNIDADE E PRESTAM SERVIÇOS A SOCIEDADE.
A unidade de saúde possui uma estrutura física composta por: uma recepção, ambiente de triagem; sala gerencial; consultório