Codigo de cores resistores
Prof. Dr. Luiz Tomaz Filho
IDENTIFICAÇÃO DE UM RESISTOR PELO CÓDIGO DE CORES/ MONTAGENS DE PEQUENOS CIRCUITOS
Objetivo: • Identificar o valor de um resistor, utilizando o código de cores comercial; • Identificar a tolerância do valor de um resistor pelo código de cores. • Montagens de pequenos circuitos; Material necessário: • Resistores cujos valores estejam indicados pelo código de cores.
Introdução Um circuito elétrico pode ser composto de vários dispositivos, como interruptores, motores e lâmpadas, interligados por condutores (fios ou cabos). Para facilitar os processos de análise, muitas vezes convém trabalhar com modelos físicos desses dispositivos. Tais modelos são construídos a partir de quatro elementos básicos, também chamados ideais: resistores, indutores, capacitores e fontes de alimentação. Resistores A resistência é a grandeza que quantifica o grau de oposição que um corpo oferece à passagem de corrente elétrica. Resistores são elementos especialmente construídos para apresentarem resistência1. Algumas das aplicações dos resistores são a limitação da corrente elétrica e a produção de calor. Lâmpadas incandescentes também aproveitam a resistência de seu filamento para a produção de luz. Porém o fenômeno da resistência pode ser utilizado em dispositivos que operam com outras grandezas físicas, como esforços mecânicos ou temperatura.
(b)
(c)
(e)
Exemplos de resistores comerciais: (a) de carbono; (b) de fio, para aquecimento; (c) termistor (resistor controlado por temperatura); (d) célula de carga (resistor controlado por esforço mecânico); (e) LDR (resistor controlado por luz).
FATEC – São Paulo
Constituição de um resistor:
Prof. Dr. Luiz Tomaz Filho
Nomenclatura:
Tabela de cores
FATEC – São Paulo
Prof. Dr. Luiz Tomaz Filho
Exemplo 1. Para resistores Standard 4 Faixas: (Marrom=1), (Preto=0), (Laranja=3) 10 x 103 = 10k ohm Tolerância (Ouro = ±5%)
Exemplo 2. Para resistor de Precisão com