Princípio da filosofia
• O “ser” (considerado como as coisas que existem em nosso mundo, inclusive o próprio homem);
• o “conhecimento” (que o próprio homem produz).
No seu cotidiano, certamente você já ouviu algumas destas expressões abaixo. Observe:
• O técnico de futebol - Bem, a filosofia do nosso time é a seguinte...
• Uma pessoa qualquer - Cada um tem a sua filosofia de vida...
• Um político - Quero agora falar da filosofia do meu partido...
Pergunta: você vê semelhanças ou diferenças entre o conceito de Filosofia estudado no livro didático e as expressões populares relativas à filosofia descritas acima? Explique.
Desenvolva sua resposta em no mínimo 5 e máximo de 10 linhas. (peso 5,0 pontos)
Resposta da Questão 1
Sim, vejo varias diferenças no uso do termo filosofia, mas incrivelmente com apenas um significado. No primeiro exemplo o uso da palavra filosofia como uma técnica grupal na qual o time se espelha e têm as próprias regras, seu uso indica que a filosofia como uma meta que nos da à impressão de vencer. No segundo caso vejo como um modo de vida, um estilo de vida, e neste caso cada um tem a sua maneira de agir e de pensar, podemos avaliar a atitude do certo e do errado. O mais incrível dessa filosofia é que cada um tem um modo diferente de avaliar o que é certo ou errado, o que é certo para mim necessariamente não é certo para o próximo, assim gerando mais um discussão filosófica. No ultimo caso a filosofia significa como pensamento ou proposta de trabalho, seu uso indica ideais. Concluindo que a filosofia é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.
2. A ética de Sócrates convoca-nos para uma reflexão sistemática e racional sobre a moral, ao sugerir que cada um investigue o que