A filosofia e seus princípios fundamentais
A filosofia é uma disciplina a priori muito ampla, que nos mostra novos conhecimentos, que consistem no pensamento dedutivo, mas especificamente o conhecimento que temos através da memória ou percepção.
Por a filosofia não ser uma disciplina empírica como por exemplo a disciplina de física, que necessita de estatística ou laboratórios para que possa assim chegar a um resultado seguro. A disciplina de filosofia sofre constante preconceito por parte das instituições de ensino, por abordar problemas importantes no meio social, por serem problemas que ninguém quer resolver ou aceitar, e por não trazerem resultados consensuais substanciais.
Mas na filosofia também podemos encontrar resultados consensuais, que não são substanciais como a descoberta de que um determinado argumento ou teoria não funciona, sobretudo em resultados negativos ou transversais. Um dos exemplos de resultados transversais é o argumento da causa primeira, que nos faz entender a diferença entre o mal natural e mal moral.
O cientismo desconfia que a falta de resultados da filosofia, Parece que desqualifica a mesma, enquanto disciplina acadêmica séria, com isso pensa que só a matemática tem o direito de ser uma disciplina a priori. Os problemas da filosofia não vão desaparecer se fingirmos que eles não existem por que não temos métodos empíricos, e científicos, que possam comprovar a existência da