Principios tecnologicos industriais
Princípios da Tecnologia Industrial
Sumário
. Introdução-------------------------------------------04
.Objetivo-----------------------------------------------04
Os Avanços da Tecnologia-----------------------05
Programa de Des. Tec. Industrial---------------07
Conclusão--------------------------------------------08
Referências Bibliográficas------------------------09
1. Introdução
O debate sobre a necessidade de um país ter uma política industrial consistente vem sendo retomado de forma bastante intensa nas últimas duas décadas, especialmente nos países em desenvolvimento.
A argumentação básica é a prioridade na geração de superávits da balança comercial, que permitam reduzir o déficit em transações correntes e, dessa forma, a fragilidade da economia desses países, sujeitas a choques externos. Pressupomos que a política industrial seja capaz de elevar exportações e substituir importações. Este trabalho visa, portanto, reforçar a relevância da definição de uma sólida política industrial para o Brasil.
2. Objetivo
O principal objetivo de uma política industrial é o de promover sistemas produtivos eficientes, capazes de acompanhar a dinâmica do progresso técnico internacional. Verificamos na teoria microeconômica, que uma indústria é eficiente quando sua configuração é sustentável, ou seja, quando o número de firmas ali estabelecido e seus respectivos vetores de produção são aqueles que permitem minimizar os custos de atendimento à demanda existente. Por sua vez, as configurações sustentavéis em geral são oligopólios ou monopólios, o que obriga o governo a utilizar-se dos instrumentos de promoção industrial sem descuidar dos mecanismos da defesa do interesse