Principios gerais da administração
1° A DIVISÃO DO TRABALHO
Tropa de Elite 1: Cena: Nascimento diferencia o papel da polícia convencional e do Bope do RJ.
Cena: Estevão coloca os aspiras em suas funções.
Cena: Capitão Fábio coloca o Neto como responsável pela oficina da PM.
Cena: Matias é posto como o responsável pelas ocorrências da PM.
Tropa de Elite 2:
Cena: a chegada de Nascimento a Secretaria de Segurança, mostra os departamentos e suas funções.
2° A AUTORIDADE E A RESPONSABILIDADE
Tropa de Elite 1:
Cena: Capitão Nascimento dando ordem para os polícias convencionais não subirem no morro mostra a sua autoridade e logo após na fala em que diz ser responsabilidade do Bope a apreensão de armas dos traficantes.
Cena: os capitães dos batalhões se apresentam a autoridade maior, o qual diz aos mesmos que serão avaliados por ele no estágio probatório.
Cena: em que os capitães do batalhões do Bope se reúnem para escolher dois novos substitutos.
Tropa de Elite 2:
Cena: Capitão Nascimento pedindo se pode terminar o serviço em BANGU 1 ao Comandante, o qual questiona o Governador, que por sua vez nega a ação, mostra a autoridade do governador e as sucessivas hierarquias.
Cena: Matias dizendo a Nascimento que ele queria assumir a responsabilidade pela invasão do BOPE no BANGU 1, mas Nascimento não aceitou, deixando claro que a responsabilidade e o comando eram seus. Cena: Capitão Fabio dizendo a Rocha que o responsável pelo comando do batalhão era ele.
Cena: já subsecretário de Segurança Pública, Nascimento fala a Formoso que a operação de invadir a favela do Tanque está errada, Formoso por sua vez liga ao governador do estado, que mostra mais uma vez a sua autoridade, contrariando Nascimento e mandando invadir.
Cena: Formoso explicando a mídia sobre a abertura da CPI, mostra mais uma vez a autoridade que o governador tem em afastar pessoas e omitir casos que atrapalham o trabalho da milícia.
Cena: no final do filme em Brasília, Fraga