Principios fundamentais do profissional enfermeiro
Ouvimos muito falar a respeito da ética nas relações humanas mais a atenção devida dada a este tema, apesar de fazer parte do nosso cotidiano, é recente.
Ainda é pequeno o numero de publicações direcionadas a questões éticas na enfermagem. Encontramos dados em revistas da área, o que dificulta o aprofundamento no tema.
A literatura sobre a ética é escassa, mas há cerca de 40 anos vem sendo discutida em vários países. A temática tem sido alvo nos estudos não só na área da suade mais também em outros segmentos profissionais.
Um exemplo disso são os serviços de atendimento ao cliente que tem por objetivo levar em consideração as queixas, opiniões e até sugestões dos clientes para melhorar seu atendimento.
A ética pode ser colocada como um dos valores urgentes na sociedade de hoje embora saibamos da sua importância desde muito tempo. Ela nos faz refletir sobre o tipo de influência que exerce sobre as ações das pessoas.
Cada individuo tem seu modo de pensar e de entender a ética, por isso é necessário que exista um senso comum que dê direção especificamente às decisões relacionadas às profissões.
A definição de ética pode ser como estudos dos juízos de apreciação referentes á conduta humana do ponto de vista do bem e do mal. Conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
Ética e moral apresentam conceitos que se igualam e muitas vezes se confundem. A moral vem do latim, significando costumes, conduta de ida, enquanto a ética também derivada do latim, significa caráter, modo de ser, costumes, conduta de vida. Porém estudiosos dizem que ao longo do tempo os dois conceitos foram criando significados diferentes, ou seja, para que a moral funcione, ela precisa ser imposta enquanto a ética precisa ser compreendida por cada um.
É necessário conhecer seus próprios