principios fisicos
CURSO: TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
DISCIPLINA: EXAMES RADIOGRÁFICOS CONVENCIONAIS
PROFESSORA: DAYANE ARRAIS
3º PERÍODO – NOITE
ALUNA: THAMYRES DE JESUS SOUSA
DISSERTAÇÃO SOBRE O TEMA: “PRINCÍPIOS DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA”
TERESINA - PI
JUN / 2013
Quando as radiações são usadas em doses pequenas, não manifestam perigo para a saúde dos pacientes e dos trabalhadores. Por outro lado, o aumento demasiado da dose de radiação acarreta em um maior risco, particularmente em caso de pacientes com pouca idade, esse risco é chega a ser dez vezes maior em relação à sensibilidade à radiação se comparado com um paciente adulto.
Atualmente a legislação relacionada à radioproteção estabelece 24 horas semanais de trabalho para os profissionais de radiologia. A cena atual é muito diferente da de algum tempo atrás, onde as condições de segurança eram deficientes, os filmes de base azul usados necessitavam de um aumento da dose, não existiam programas de controle de qualidade, dentro outros. É obrigação das instituições comunicar os valores de dose dos profissionais. Valores acima do limite mensal precisam ser investigados, e os trabalhadores não precisam ser retirados de suas funções, caso a soma das doses não exceda os valores estabelecidos com doses de radiação.
Efeitos determinísticos derivados da radiação, não são observados para os profissionais com a faixa de radiação adequada que são usadas no radiodiagnóstico. Efeitos estocásticos que são acumulativos são pouco prováveis. Cumprindo-se as normas de radioproteção bem como os 20 mSv por ano, não são observados efeitos biológicos das radiações ao trabalhador. Estudos apontam que a incidência de câncer em profissionais com radiação, é semelhante aos profissionais que não são expostos à radiação ionizante.
A maneira mais eficiente de proteção ainda é a distância da fonte emissora de radiação, por exemplo, um aparelho de raios-X portátil, atuando em