principios fisico da ultrassom
Prof. Emery Lins emery.lins@ufabc.edu.br SUMÁRIO
AULA 1 - Princípios de Ultrassom
- Introdução
- Princípios físicos
- Transdutores
- Sistemas de Imagens de Ultrassom
AULA 2 – Aplicações da Ultrassonografia
Introdução
A idéia de utilizar o eco das ondas sonoras como forma de detecção de objetos (ecolocalização) data do início do século XX após estudos com golfinhos e morcegos.
Após a 1o. Guerra Mundial este princípio passou a ser utilizado em instrumentos de navegação em profundidade aquáticas utilizando ondas sonoras, originando o SONAR (SOund Navigation and Ranging) em 1917.
Em 1941 esse princípio foi aplicado na navegação aérea com ondas de rádio-frequência, a qual originou o RADAR (RAdio Detection and Ranging).
Introdução
Somente após a 2o. Guerra Mundial cresceu o interesse do uso de ecos de ondas de som na medicina.
Os médicos Douglas Howry e D. Ronderic Bliss foram pioneiros ao realizar estudos com ultrassom. Em 1949 desenvolveram o primeiro sistema com objetivo médico e em 1950 realizaram a primeira imagem médica com ultrassom. Os primeiros estudos revelaram a necessidade de pulsos curtos (com período tau) e repetidos (período de repetição PR) para determinar a localidade da interface dos tecidos
Princípios físicos
Ondas de ultrassom são ondas mecânicas com freqüência acima da faixa de audição humana (> 20KHz).
Por ser onda mecânica, ela precisa de um meio para propagar, e a velocidade de propagação da onda depende das propriedades de cada meio.
O ultrassom se propaga pela vibração do meio; logo, depende da pressão exercida pela onda e das propriedades de vibração do meio. Fonte: http://telecom.inescn.pt/research/audio/cienciaviva/natureza_som.html
Princípios físicos
Características básicas das ondas de ultrassom:
– O comprimento de onda é distância entre dois máximos (ou mínimos) consecutivos.
– A amplitude revela o comportamento da pressão exercida no meio (expansão ou