Principios da viola
Contato:
12 – 9777-5661
www.cordasdamantiqueira.com.br
Prefácio
Oliveira Neto
Entre suas atividades atua no meio artístico através da dupla: Daniel Viola e Oliveira Neto e também é regente do grupo Cordas da Mantiqueira.
Iniciou suas atividades musicais com a guitarra elétrica, um dia recebeu de sua avó uma viola deixada pelo seu avô como herança, e a guardou num canto. Porém o universo conspirou a favor das raízes dos violeiros. Certa vez, a violinha que estava num canto, ao ser tocada e experimentada fez mais um adepto e a partir deste momento ela nunca mais parou de tocar. De Metaleiro a Violeiro este foi o retorno as suas origens e a sua cultura de raiz. Quando falamos da importância de cultuar nossas raízes, folclores e tradições estamos nos referindo a manutenção da nossa “personalidade”.
Podemos apreciar o trabalho de outras civilizações sem perdermos a nossa identidade, e a nossa referencia está na nossa cultura de raiz.
Os folclores e as tradições mantidas de pai para filho são muitas vezes os nossos acervos históricos do que realmente aconteceu e não do que foi escrito e manipulado.
Por isto, abençoada foi a matriarca de Oliveira Neto quando o presenteou com a violinha que foi do seu avo, porque assim ela presenteou também a nossa cultura com mais um violeiro para colorir com ponteados a nossa jornada histórica, verdadeira e rica de tradições.
Robson da Rocha Olopes
Viola de Ouro - Ano 2010 – Revisão 03
2
Oliveira Neto
Dedico este trabalho a todos os violeiros e violeiras que carregam a bandeira das nossas raízes.
Oliveira Neto
Viva São Gonçalo!!!!!
São Gonçalo do Amarante
O santo protetor dos violeiros
Cultuado no dia 10 de janeiro
São Gonçalo do Amarante, capitão de congada e mestre de folia de reis, além de
casamenteiro é protetor dos violeiros. É um santo português cujo culto foi permitido pelo Papa Julio III em 1551. Era um grande tocador de viola e