Principios da educaçao
A missão fundamental da escola é transmitir a jovens gerações os meios de assegurar, ao mesmo tempo, seu futuro e o futuro do mundo.
Desde os primeiros atos no mundo, os seres humanos são submetidos, a adotar reflexos das atividades de outros seres humanos, atos executados para a aquisição de uma infinidade de tarefas, necessárias a vida humana, mas que todos necessitam apropriar-se delas.
Porém a ausência da responsabilidade de educar, tem se configurado nas famílias, quando se perdem na complacência de acreditar que modos e valores não precisam ser ensinados, mas adquiridos naturalmente.
Estes saberes precisam ser ensinados acompanhados e medidos por aquele que age com autonomia, para que o ausente desta autonomia seja orientado e conduzido a inserção de um sujeito ativo no mundo, convivendo com a realidade social.
Com esse abandono, a igreja interveio, para que pais pudessem enxergar a importância da educação dos filhos, sem muito êxito. Através de um catecismo, permitiu que as crianças compreendessem essa orfandade especulando sobre os perigos da vadiagem e o medo do lobo.
E foi bem sucedida. Até que de suas próprias fileiras, emerge um jovem pastor que, perante os garotos abandonados acena com a promessa de um paraíso terrestre.
Estas crianças foram iludidas e seduzidas, as promessas mau compreendidas, e perdidas pela promiscuidade.
Com o relato desta epopéia os pais sentiram certa culpa pelos riscos de suas atitudes.
O jovem pastor queria seduzir as crianças e subjugá-las pela negligência dos seus pais, pois estes eram abandonados e regidos por sua própria sorte.
Com isso a partir do século xv, os pais passam progressivamente a interessar-se e mostrar-se mais próximo de sua progenitura.
Começa-se compreender a necessidade da criança aprender aquilo que necessita para sobreviver, como será inserido neste mundo, com habilidades necessárias a sua condição humana, não permitindo ao individuo que aprenda por si só, mas a definição de