10 princípios da educação
Acredito que o ensino ainda é centrado em erros e acertos, assim como a vida. Os professores chegam à sala de aula despreparados, cheios de boas intenções e interessados em mudar o mundo. Percebem então que estão cheios de teorias, mas nenhuma prática que os ajude a resolver problemas sociais e estruturais. Nada, absolutamente nada, nos prepara para o descaso total dos responsáveis públicos,com seres tão inocentes que nos veem ora como família, ora como nada, pois não entendem o conceito de educação, nunca foram ensinados. Mas enquanto não há uma reestruturação social de valores, completa, seguimos ensinando!
Analisando os princípios percebi que grande parte deles é inerente a prática, realmente sempre os coloquei em uso, inconscientemente, são conceitos básicos e muitos envolvem respeito não ao aluno e sim a outro ser humano, tal como simplesmente ouvi-lo. Envolvem nosso caráter enquanto pessoa, de estar participando da formação de outro ser humano.
Com relação ao planejamento percebo que a organização e a rotina ajudam a visualizar os objetivos mais claramente e distribuir melhor o tempo. Muitas vezes a o planejamento acaba não acontecendo da maneira prevista, mas com a ajuda da minha O.P. aprendi a reprogramá-lo sem ficar histérica.
Refletindo acerca dos conceitos 1 e 2 ( ensino reflexivo e ensino centrado na problematização) , dizendo a grosso modo, sempre fui contra fazer alguma coisa só por fazer, participar sem saber o motivo ou fazer atividades desconexas. Acredito que sigo esses dois princípios e que estejam interligados num processo, pois tudo deve ser trazido num contexto para que o ensino deixe de ser um meio para se tornar um fim. (Amei minha colocação =)
No relativo ao princípio 3 ( ensino centrado na interação entre pares) em que o individual acontece somente em momentos de discussão ou socialização estou completamente de acordo, há tempos abandonei o