princípios a educação
Na Grécia antiga o teatro era a escola de todos os cidadãos eles preocupavam-se com o conhecimento, pois tinham a consciência de que o desenvolvimento social era proporcional a sua qualidade de educação, era o chamado ócio digno que se refere ao intelectualismo e ao governo. Quem pensava, não podia praticar atividades militares. A educação física que era predominantemente militar, alude ao fato de esportes como hipismo e atletismo. A Grécia tinha como função instigar o cidadão a ser fiel ao seu estado e formar um homem com seus deveres cívicos.
Em Esparta sua educação era voltada com características militares. Os espartanos sofriam em prol dos mais rigorosos treinamentos possíveis. Eles eram um pouco leigos no ensino intelectual seja na arte ou na poesia. Interessavam-se ao privilegiamento de suas técnicas com fins militares e cultuamento ao corpo em jogos e festividades.
Interessante salientar a metodologia da educação ateniense que refere a figura do cidadão como um estudo amplo da área, como por exemplo: música, ginástica e o alfabeto. O estado mantinha o compromisso para com o cidadão muito rígido, pois adotava a violência física como método de ensino. Ao completar a maioridade ou até antes a criação assume outra postura de meios militares. Encerando, logo após a essa etapa ensina filosofia e a literatura. Importante entender as mudanças que ocorre na sociedade naquela época, pois se apropriava as relações cívicas pertinentes ao estado. A educação realmente em Atenas era fato social que tinha que ser postulado para conseguir o conhecimento absoluto, esse lugar era de importante