Principios da administração
Contrária a outras funções que envolvem (frabricação de produtos).As funções da administração tem em vista o corpo social.
Como todo sistema é necessário um certo número de condições para se fazer um bom trabalho na administração.
No entanto não existe nada rigído nem absoluto em matéria de administração.Um bom administrador não se limita a qualquer instrumento administrativo,ele deve ter um tato fruto de suas experiências.
Alguns princípios utilizados com mais freqüência:
1) divisão do trabalho:sua finalidade é produzir mais e melhor em um menor tempo,utilizando o que cada pessoa tem de melhor .
2) autoridade e responsabilidade: A autoridade consiste no direito de mandar e no poder de se fazer obedecer,a responsabilidade é a recompensa ou penalidade, que acompanha o exercício do poder.Um bom chefe faz-se valer sua autoridade pessoal derivada de sua inteligência ,saber no valor moral e de sua aptidão de comando.
3) disciplina:A presença ou assistência frequente junto a seus compromissos , cumprir seus direitos e deveres .
4) unidade de comando:para uma boa execução de tarefas é necessário uma unidade de comando,onde tenha apenas um chefe dando ordens para um funcionário,para não haver uma dualidade na interpretação da ordem.
5) unidade de direção:indica qual o caminho a ser tomado para a execução de uma tarefa é a condição necessária da unidade de ação , da coordenação de forças.A unidade de comando não pode existir sem unidade de direção.
6) subordinação do interesse particular ao interesse geral:o interesse de um agente ou de um certo grupo não deve prevalecer ao da empresa.
7) remuneração do pessoal:prêmio pelo serviço prestado, existem fatores que influenciam esse princípio como,(garantir remuneração equitativa,encorajar o zelo,evitar os excessos de remuneração).Os operários possuem diversos modos de retribuição:pagamento por dia , por tarefa , prêmios , participação dos lucros , subsidios em espécies –