PRINCIPIOS ATIVOS QUE ALTERAM GENETICAMENTE UM INDIVIDUO
Estudar doenças é um estudo que não tem fim. E o tratamento de doenças existe para reverter, atenuar ou prevenir as doenças, contanto que acima de tudo a escolha do medicamento é a fase mais importante para todos os tratamentos.
E para essa fase de escolha de medicamento e necessário que selecionem o mais adequado às características fisiopatológicas, idade, sexo, peso corporal e raça.
O ser humano está constantemente expostos a xenobióticos- substancias estranhas que não fazem parte do corpo humano, e em grande maioria, os fármacos incluem-se nesse conjunto dos xenobióticos.
Somos expostos ha fármacos, remédios, medicamentos e drogas o tempo todo, quando estamos com alergias, gripes, dores musculares, fármacos para ajudar na alimentação, na academia, para não dormir, para dormir, para doenças muito graves como câncer, HIV, enfim definitivamente necessitamos deles o tempo todo para termos e/ou buscarmos e/ou encontrarmos a cura.
Porem existe drogas que são pouco faladas na literatura que apresentam mecanismos de ação e efeitos tóxicos diretos, sendo a maioria mutagênica e/ou carcinogênica.
Todos os agentes que danificam o DNA são mutagênicos e podem levar ao aparecimento de células cancerosas
As células cancerosas, no entanto, são células com o DNA danificado e que, por isso, escapam dos mecanismos de controle do ciclo celular.
Uma célula de tumor diferencia-se de uma célula normal pela sua IMORTALIDADE, pela sua TRANSFORMAÇÃO MORFOLÓGICA e pela sua capacidade de formar METÁSTASES.
Carcinogênese ou Oncogenese
Chamados de carcinogenese ou oncogênese ( ou seja, “agentes causadores” da neoplasia)
Um grande numero de agentes causa danos genéticos e induz transformação neoplásicas nas células do organismo exposto a múltiplos fatores carcinogênicos com efeitos aditivos ou multiplicativos, e estes se enquadram nas seguintes categorias: carcinógenos físicos, químicos e biológicos.
Mutagenese