HighScope
Ano lectivo 2013-2014
Pergunta 1: Descrição do processo de aprendizagem num contexto de sala usando a abordagem HighScope
A abordagem HighScope baseia-se na teoria de desenvolvimento da criança de Piaget. Este curriculum é um modelo piagetiano de orientação cognitivista e construtivista, como objectivo principal a exploração e a manipulação de experiencias novas. Piaget apresenta as crianças como seres que se vão construindo cognitivamente ao longo dos anos, através das diferentes situações e experiências de vida. Estas situações educacionais devem acontecer em chamados “campos de acção” onde as crianças possam transformar as suas explorações em conhecimentos significativos. Num primeiro momento, a criança explora, manipula e descobre os vários objectos á sua volta, concentrando-se mais nos objectos que mais lhe interessam, tudo isto realizado num espaço onde as crianças vão realizando aprendizagens activas. Este espaço é, de acordo com o modelo HighScope, um meio fundamental de aprendizagem que deverá exigir do educador um grande investimento e cuidado na sua organização e nos equipamentos utilizados.
Existem vários factores de grande ênfase na abordagem HighScope, um deles é a Aprendizagem Activa, que é definida como a aprendizagem em que a criança, através da sua interacção com as pessoas e da sua acção sobre os objectos, começa a compreender o que é o mundo; outro é a Interacção Adulto-Criança, que é uma interacção positiva, baseada no que a criança consegue fazer, no encorajamento e numa abordagem de resolução de problemas face ao conflito; outro factor importante é a Organização do Espaço para a aprendizagem activa; por ultimo temos o factor Planear-Fazer-Rever que promove a iniciativa e a autonomia da criança.
Podemos concluir que todos estes factores são cruciais para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. O modelo HighScope é um modelo que permite que as