Terapia Capilar
Foi-se o tempo em que a vaidade era pecado. Hoje, a vaidade faz a ligação entre a estética e a saúde, uma vez que se cuidar é um requisito básico de saúde.
É por essa razão que, com uma visível evolução do profissionalismo, cada vez mais os salões tornam-se Centros de Serviços com áreas temáticas bem diferenciadas que oferecem os cuidados necessários para o rosto, o corpo e os cabelos.
Cabeleireiros, coloristas, depiladoras, manicuras, podólogos, esteticistas e massoterapeutas estão sempre voltados para o aprimoramento técnico em favor dos seus clientes.
É nesse espaço de trabalhos que está surgindo uma nova classe de profissionais: os terapeutas capilares. São eles detentores de conhecimentos profundos sobre Tricologia, e lhes compete os tratamentos cosméticos que promovam a saúde do couro cabeludo e dos cabelos.
Para esses profissionais e para os demais que desejarem atualizar-se na área de Tricologia, apresentamos estas informações.
A importância dos cabelos
Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada.
Em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal.
Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.
Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal.
Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.
Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.
Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.
Para