Principio prazer e realidade freud
580 palavras
3 páginas
Principio do prazer e da realidade: formam as duas formas de funcionamento mental, o principio do prazer tem uma energia interna enorme que se opõe ao principio da realidade, pois ele representa o desejo instintivo da realização dos desejos, mas quando adulto esses desejos são alterados pelas solicitações do mundo exterior, ou seja, pelo principio da realidade, sob a influencia dos instintos de auto preservação do ego o principio do prazer é substituído pelo principio de realidade. O principio do prazer caracteriza se pela procura do prazer e ao mesmo tempo evita sentir dor, sofrimento ou tensão. ‘’ Sabemos que o princípio do prazer é próprio de um modo de trabalho primário do aparelho psíquico, que é desde o início inapto e ainda perigoso em auto grau para a auto preservação do organismo em meio as dificuldades do mundo exterior. Sob as influencias das pulsões de auto conservação do eu,ele é substituído pelo principio da realidade,que,sem renunciar ao propósito de uma obtenção final de prazer,no entando exige e consegue o adiamento da satisfação,a desistência de diversas possibilidades de alcança la e a tolerância temporária do desprazer no longo rodeio para o prazer’’ (FREUD, 1920/1982, p.219-20, grifos do autor)
No principio da realidade é possível antecipar a ação através do pensamento, ele surge após o principio do prazer, nele um prazer pode ser adiado ou uma dor tolerada em nome de um prazer maior ou para evitar uma dor maior no futuro, pois ele depende da capacidade de uma antecipação de uma situação futura, ele direciona a adaptação do homem a realidade e a ordem moral, e cria assim conflitos.
Compulsão repetição: Experiências que não podem ser relembradas, vividas acabam sendo repetido como vivências atuais na situação analítica após a repressão ter sido um pouco diminuída. Apenas em casos raros, segundo Freud, compulsão repetição se manifesta em estado puro, sem a interferência de outros motivos, na maior parte dos casos satisfação pulsional e