Principio da redação
Nós sabemos que a redação é decisiva na aprovação do vestibular para muitos cursos, principalmente os muito concorridos, por isso hoje resolvi escrever para vocês um pouco sobre as dificuldades enfrentadas pelos vestibulandos para escrever a redação.
Muitos afirmam que o difícil é começar, pois depois que se começa a redação consegue dar prosseguimento a ela. Ilusão meus caros! O inicio da redação é o mais fácil, afinal nós temos opinião para tudo. Façamos um teste, pensem rápido, o que vocês pensam sobre a educação no Brasil? Sobre a corrupção? E a violência?
Não é preciso fazer muito esforço para saber que vocês pensaram como o senso comum pensa! E afinal, o que está no início de sua redação é sua tese, e lá é onde você vai expor sua visão, ou um problema a ser solucionado. Escrever sua tese é tão fácil quanto fazer a conclusão, onde ou você apresenta uma solução para o problema da tese ou você retoma o ponto de vista defendido anteriormente.
Pronto, cheguei onde queria: no PONTO DE VISTA DEFENDIDO! Ai sim é difícil, nós temos opinião para tudo, mas não sabemos defender nossa opinião, vejam: porque vocês acham que a educação no Brasil é ineficiente? Por que o governo não investe na educação? Se for essa sua resposta é preciso melhorar, afinal, senso comum não ganha notas altas na redação.
Lembre-se de que quem corrige uma redação está farto de ver senso comum, se você inovar e apresentar argumentos embasados, confiáveis e inovadores sem ser utópico, pode apostar que você ganha a atenção do corretor. E ganhar a atenção do seu leitor/corretor é peça fundamental na hora de redigir uma redação.
Vi essa semana uma reportagem bastante interessante numa revista, falando sobre o segredo dos bons alunos, assim que abri a revista vi que os segredos todos nós conhecemos: gostar de estudar, ser curioso, ser atento, ter objetivos... Poxa, desanimei quando vi esses tópicos mas ao ler a matéria percebi que o autor teve bons argumentos para