Redação Científica - Princípios
CONCEITO
Ciência, o que é?
Atividade que propõe a aquisição sistemática de conhecimentos com a finalidade de melhoria da qualidade de vida intelectual ou material
Redação Científica
ESCOLHA DO TEMA - ANALISAR E REALIZAR A PESQUISA -INTERPRETAR RESULTADOS - FORMULAR A PERGUNTA E ELABORAR O PROJETO - DIVULGAR RESULTADOS.
Redação Científica é um tipo especializado de escrita (texto científico). Texto Científico é fruto de uma investigação científica. Reflete rigor metodológico e segue princípios e normas aceitos universalmente.
Redação Científica: artigos científicos, relatórios de pesquisas, livros de referência, monografias de conclusão de curso, dissertações, teses. Todos os tipos de redação científica, embora apresentem diferenças em termos de objetivos e estrutura, tem aspectos em comum.
REFERENCIAIS DO TEXTO: FORMA e CONTEÚDO
A ausência de rigor metodológico, tanto no conteúdo quanto na forma da monografia, compromete a validade do trabalho.
CONTEÚDO: ideias, argumentação. FORMA linguagem, estilo, disposição dos elementos, organização.
Forma do Texto - Características essenciais: Precisão, Clareza e Concisão.
Característica 1 da Redação Científica: Precisão = Exatidão, é usar as palavras que comunicam exatamente o que se pretende dizer.
Característica 2 da Redação Científica: Clareza significa que se entende o texto facilmente. O texto é fácil de entender quando a linguagem é simples, as orações estão bem construídas e os parágrafos apresentam as ideias em uma ordem lógica.
Característica 3 da Redação Científica: Concisão = brevidade /síntese. Incluir só informação pertinente ao conteúdo do texto. Comunicar a informação usando o menor número possível de palavras.
Outras qualidades da redação científica - Correção gramatical: uso correto do idioma - Objetividade: direto, sem circunlóquio - Harmonia: coesão entre parágrafos, encadeamento lógico - Uso da norma culta: evitar coloquialismo - Simplicidade: natural,