Principio da dignidade da Pessoa humana
ARAUJO, Paulo H. de Macedo1
COSTA, Thábata Krissie M. C. da2 SILVA, Nathália Eduarda P. da3
Resumo
Neste presente artigo, pretende-se discorrer sobre o conceito da dignidade da pessoa humana e da exclusão social, os reflexos na sociedade e em qual situação se encontra o estado democrático no combate a exclusão social, baseando-se no princípio da dignidade da pessoa humana, a constituição traz em seus fundamentos e na base o ser humano como privilegiado.
A exclusão social sendo um problema que afeta a maioria das sociedades atuais, terá enfoque no Brasil, aonde mesmo com legislações específicas que visam eliminar a exclusão social, determinados grupos ainda não estão amparados na pratica pela constituição. Introdução
Existem várias visões acerca do significado de dignidade. Não existindo um conceito fixado, cabe muitas vezes, a cada um de nós estabelecer o que esta palavra representa.
De acordo com a Declaração Universal, todos somos iguais de dignidade e direitos. Vida, liberdade, segurança pessoal, propriedade, educação, vida cultural está diretamente relacionada à dignidade da pessoa humana. São princípios essências a todos nós.
A igualdade juntamente com a dignidade, promovem o avanço social, melhores condições de vida, liberdade à pessoa, proteção, educação, assistência social.
A ofensa contra a dignidade humana, está em tratar outro indivíduo como um ser inferior, sob o critério dele ser diferente em qualquer aspecto. Assim sendo, caracterizamos a exclusão social que anda lado a lado com a dignidade. Essa exclusão social produz resultados/aspectos negativos socialmente, politicamente e economicamente.
Objetivos
Gerais
Mostrar como o ser humano e toda sociedade estão assegurados perante o estado democrático e suas diretrizes, na forma adotada no Brasil sobre os males que assola a população, como a exclusão social. Dissolver e levar ao entendimento como a pessoa humana é o principal elo