Expressionismo
25/05/2015
O que foi o expressionismo?
O expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança e fotografia. Foi um movimento artístico que se caracterizou pela expressão de intensas emoções.
Como se manifestou?
Manifestou-se inicialmente através da pintura, coincidindo com o aparecimento do fauvismo francês, o que tornaria ambos os movimentos artísticos os primeiros representantes das chamadas "vanguardas históricas".
Mais do que meramente um estilo com características em comum, o Expressionismo é sinónimo de um amplo movimento heterogéneo, de uma atitude e de uma nova forma de entender a arte, que aglutinou diversos artistas de várias tendências, formações e níveis intelectuais. O movimento surgiu como uma reação ao positivismo associado aos movimentos impressionista e naturalista, propondo uma arte pessoal e intuitiva, onde predominasse a visão interior do artista – a "expressão" – em oposição à mera observação da realidade – a "impressão".
Caracteristicas do expressionismo
O expressionismo compreende a deformação da realidade para expressar de forma subjectiva a natureza e o ser humano, dando primazia à expressão de sentimentos em relação à simples descrição objetiva da realidade.As temáticas da solidão e da miséria e agressividade caracterizam essa arte, o expressionismo é um reflexo da angústia e ansiedade que dominavam os círculos artísticos e intelectuais da Alemanha durante os anos anteriores à Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e que se prolongaria até ao fim do período entreguerras (1918-1939).
Dá forma plástica ao amor, ciúme, a miséria, a angústia, a dor.
Predomínio dos valores emocionais sobre os intelectuais
Cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas Dinamismo improvisado, abrupto, inesperado
• pesquisa no domínio psicológico;
• cores resplandecentes,