Principio da competencia
FERNANDA ANTUNES DE SOUZA GENEROSO.
PRINCIPIO DA COMPETENCIA
ITAJAÍ/SC 20/10/2012.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 3° PERÍODO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERMEDIARIA.
PROFESSORA: ELIANE AVILA.
ACADÊMICA: FERNANDA ANTUNES DE SOUZA GENEROSO.
PRINCIPIO DA COMPETENCIA
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar o Princípio da Competência onde explica que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem independente do recebimento ou pagamento.
PRINCIPIOS CONTABEIS
A Resolução do CFC nº 750-93, define os Princípios, que estão revestidos de universalidade e generalidade, elementos que caracterizam o conhecimento científico, justamente com a certeza, o método e a busca das causas primeiras.
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são:
1. Entidade
2. Continuidade
3. Oportunidade
4. Registro pelo valor original
5. Atualização monetária
6. Competência
7. Prudência
COMPETÊNCIA
O regime de competência é um princípio contábil, que deve ser, estendido a qualquer alteração patrimonial, independentemente de sua natureza e origem.
De acordo com o Princípio da Competência todas as transações e outros eventos sejam incluídas na apuração do resultado do período a que ocorrerem, independentemente do recebimento ou pagamento. Este princípio indica que sejam registradas todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador, no período de competência, independente de terem sido recebidas as receitas ou pagas às despesas. Assim, é fácil observar que o princípio da competência não está relacionado com regime de caixa, mas com o reconhecimento das receitas auferidas e