Gestão da qualidade: conceitos, ferramentas e processos
RESUMO
A Globalização provocou mudanças drásticas nas empresas, que vão desde a necessidade de mão-de-obra até a gestão da qualidade dos produtos e serviçoes oferecidos a consumidores cada vez mais exigentes. Excelência em qualidade é a nova arma da concorrência. Já foi percorrido um longo caminho histórico para que as teorias e práticas da gestão da qualidade chegassem até o estágio em que se encontram. Assim, o presente trabalho visa apresentar conceitos e ferramentas de qualidade, juntamente com exemplos práticos de empresas bem sucedidas na aplicação de processos de qualidade. A metodologia é a pesquisa em livros e artigos de renomados autores da área de qualidade. Como conclusão, reconhecemos a importância da qualidade nas organizações, principalmente em relação a serviços diretos ao consumidor.
PALAVRAS-CHAVE
Engenharia de Produção. Empresas. Gestão. Qualidade.
INTRODUÇÃO
O conceito de qualidade surgiu na época da Revolução Industrial e pode ser interpretado de diversas maneiras. No começo do século XX, tal conceito era aplicado na forma de inspeção, dentro das indústrias. Ou seja, um inspetor verificava os produtos e decidia se eles estavam dentro dos parâmetros. Hoje, existem muitas outras abordagens. A qualidade, agora, é percebida e exigida pelos consumidores finais. Para isso, as empresas não só devem dispor de mecanismos e ferramentas para verificar a qualidade de seus produtos na linha de produção, mas também no mercado.
Dentro desse contexto, questiona-se: quais os principais conceitos envolvidos na área de qualidade? E as ferramentas utilizadas? Como conscientizar os gestores da importância da qualidade em seus processos?
No decorrer deste estudo vamos abordar qualidade e suas subáreas, discutir seus principais conceitos, expor principais ferramentas