Principas religiões
Religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas, formando diferentes pensamentos. Cada religião tem suas diferenças quanto a alguns aspectos, porém a grande maioria se assemelha em acreditar em algo ou alguém do plano superior e na vida após a morte. A religião implica sentimentos de veneração e de obediência perante Deus ou os deuses, normas morais para a conduta individual e social e práticas rituais, como a oração e o sacrifício como forma de prestar honra.
De acordo com a concepção teológica, existem vários tipos de religiões. As monoteístas são aquelas que se baseiam na existência de um só deus, criador do universo (como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo). As politeístas, por sua vez, acreditam na existência de vários deuses organizados numa hierarquia (como o hinduísmo ou as antigas religiões egípcias e romanas). Também se pode falar das religiões panteístas, que sustentam que o criador e os objectos criados constituem uma mesma entidade (como o taoísmo), e das religiões não-teístas que não acreditam na existência de deuses absolutos nem em criadores universais (como o budismo).
O Brasil é um país que possui uma grande diversidade religiosa. Em função da miscigenação cultural, oriundo dos vários processos imigratórios, encontramos em nosso país diversas religiões. Por possuir um Estado Laico, o Brasil apresenta liberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e Igreja.
Dados de 2010 (Censo do IBGE): * - Católica Apostólica Romana: 64,6% * - Evangélicas: 22,2% * - Espírita: 2% * - Umbanda e Candomblé: 0,3% * - Sem religião 8% * - Outras religiosidades: 2,7%
As principais religiões do mundo e tradições espirituais podem ser classificadas em um número menor de grupos maiores ou religiões mundiais.
Dados de 2012 - Pew Research Center (Global Religion Landscape / 2012): * 31,5% cristianismo (aprox. 2,21 bilhões de adeptos) * 23,2% islã (aprox. 1,63 bilhão de adeptos)