Atc arquitetura
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
MOBILIÁRIO NECESSÁRIO: canindé
CURSO: Arquitetura e Urbanismo Professor TIDIR: Anamaria Murta
Danielle Santos, Frederico Cangussu, Maria Cristina Lima, Pedro Miraglia, Priscila Costa, Rafael Soares, Rebecca Pedrozo, Thaís Vieira.
-------------------------------------------------
Resumo A disciplina de TIDIR II – Trabalho Interdisciplinar Dirigido II - propõe a idealização e criação de um mobiliário urbano que assuma as características do local situado – Praça Sete de Setembro – e que ao mesmo tempo satisfaça, de forma inteligente, as necessidades do cliente escolhido pelo grupo. O tema do trabalho é Mobiliário Necessário e, para a elaboração do protótipo, foi realizada uma visitação à Praça Sete de Setembro, localizada no hipercentro de Belo Horizonte. O julgamento do arquiteto deve ir além dos conhecimentos teóricos, tentando traduzir em cores, formas e função o significado de conforto para quem vai usufruir de uma criação.
Palavras-chave – Mobiliário, necessidades, formas e função.
1. Introdução
O grupo escolheu como cliente um vendedor de Tela Sena que utiliza a estrutura lateral do edifício PSIU como expositor de seu produto. Identificada às condições precárias de seu trabalho, bem como falta de estética e organização, foi elaborada a tradução das características e necessidades do cliente num modelo inteligente de criação de espaços que facilite a sua vida cotidiana. “Costumo dizer aos estudantes de Arquitetura que não basta sair da escola para ser bom profissional. O sujeito tem de se abrir para o mundo e não ficar atrás da visão estreita dos especialistas.” (NIEMEYER, 2003).
Assim, é preciso levar em consideração as questões naturais que surgem das muitas, e por vezes, incompreensíveis necessidades do ser humano, que vão muito além de projetar. São necessidades que nem mesmo o próprio cliente saberia explicar, mas que, no dia-a-dia de seu