Filosofia just in time
INSTITUTO DE TECNOLOGIA - ITEC
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA - FEM
DISCIPLINA: Gerência de Produção
PROF.: Celso Coelho
JIT
Thiago Ramiro Moreira de Sousa 08188000301
08/01/2013
INTRODUÇÃO
O ‘’JIT’’ é a inicial de Just-in-Time (no tempo certo) e funciona como um método de gestão da produção que pode ser traduzida como: produção sem estoques, eliminação dos desperdícios, sistema de melhoria contínua do processo, etc. Essa filosofia está diretamente ligada ao chamado Sistema Toyota de Produção (STP) e visa, fundamentalmente, aplicar a melhoria contínua do processo produção do produto, eliminando os estoques.
ABORDAGEM TEÓRICA
1. OBJETIVOS
Just in Time, que significa “no tempo justo”, exige do administrador o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, visando capacitar à empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidade assegurada. Ela tem como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques, já que estes permitem a continuidade do processo produtivo mesmo quando há problemas nos estágios de produção. Ao se reduzir o estoque, os problemas que antes não afetavam a produção, tornam-se agora visíveis, podendo, assim serem eliminados, permitindo um fluxo mais suave da produção e com uma maior qualidade.
As metas colocadas pelo JIT em relação aos vários problemas de produção são: * Zero defeitos: Um dos pontos mais importantes no JIT é o da melhoria contínua. O conceito de melhoria contínua é parte integral da filosofia Just in Time. Implica que a empresa deve continuar e ativamente trabalhar para melhorar, sem considerar qualquer melhoria como definitiva. Uma conseqüência imediata do conceito de melhoria contínua é que o processo de implementação da filosofia JIT não começará e terminará em períodos definidos de tempo. Reduções