Principal Utilização dos Elementos Químicos no Cotidiano
*Roniério Barros de Souza
Principal utilização dos elementos químicos no cotidiano.
*Aluna da E.E.E.M. Dr Dionísio Bentes de Carvalho-1ºA.
*Professor de Química do 1ºA da E.E.E.M. Dr Dionísio Bentes de Carvalho.
Introdução
Sabemos que todos os elementos químicos têm inúmeras funções, que variam desde a respiração até a fabricação de foguetes espaciais. E neste trabalho serão discutidas as principais funções de 15 dos 118 elementos existentes. Muitos desses elementos estão presentes em ligações químicas que acabam gerando novas substâncias, e mais à frente deste trabalho é possível compreendermos melhor como essas ligações ocorrem, e suas variações.
Principal Utilização dos elementos químicos no cotidiano.
Elemento químico são todos os átomos que contêm os mesmo número de protóns em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). Atualmente, são conhecidos 118 elementos químicos, tanto naturais que somam 92, quanto os artificiais que são 26.
Todos esses elementos são extremamente úteis, seja para a nossa sobrevivência, para a fabricação de produtos, etc. Vejamos então a utilização de alguns:
Oxigênio O gás oxigênio é um não-metal, e de suma importância, tem como símbolo O. É o elemento químico mais conhecido, por ser o famoso “ar que respiramos”, pois quase todo ser vivo depende dele. Existem combinações muito famosas que envolvem o oxigênio, como o H2O, que é a fórmula da água, também essencial para a sobrevivência de todo ser vivo. Há também outras combinações possíveis evolvendo esse gás, como por exemplo, o H2O2 que é empregado como desinfetante. É também aplicado na fabricação de fertilizantes, explosivos, reagentes químicos, pigmentos coloridos, etc.
Enxofre O enxofre é um não-metal que tem como símbolo S. É utilizado na fabricação de pólvora, fungicidas, vulcanização da borracha e ácido sulfúrico