principais correntes filosóficas no século xx
As transformações ocorridas a partir do Renascimento e o início da ciência moderna levaram a um grande questionamento sobre os critérios e métodos para aquisição do "conhecimento verdadeiro". Uma das funções da filosofia moderna passou a ser a de investigar em que medida o saber científico atinge o seu objetivo de gerar esse conhecimento. Analisaremos nesta pesquisa os aspectos mais evoluídos do pensamento filosófico do século XX.
Desenvolvimento:
Existencialismo
Corrente filosófica do século XX que afirma o primado do existir e que se centra sobre a descrição das vivência dos homens em situações concretas. Jean Paul Sartre é o principal represente desta filosofia.
Fenomenologia
Corrente filosófica criada no século XX por filósofos Brentano, Husserl, Heidegger que se opõe ao positivismo, que reclama o regresso às coisas, isto é, à descrição de como estas se manifestam à consciência.
Filosofia Analítica
Escola filosófica surgida, no século XX, no âmbito do neopositivismo e que se centra na análise da linguagem, nas suas dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas.O seu objectivo é acabar com os falsos problemas da filosofia que decorrem de um uso incorrecto da linguagem.
Neopositivismo
Corrente filosófica de matriz empirista que surgiu no século XX e que considera que a grande tarefa da filosofia é a análise da linguagem, acabando com os pseudo-problemas filosóficos. Uma das formas mais conhecidas actualmente desta corrente é a filosofia analítica.
Positivismo Lógico
Escola filosófica com grande expressão na 1ª. metade do século XX, sustentando que uma afirmação só tem significado se puder ser testada lógica e experimentalmente. Entre os seus principais cultores escola destacam-se Ayer, Russell e Wittgenstein.
Conclusão:
A história da Filosofia vai apresentrando e registrando a extraordinária mudança de pensar do homem moderno. Com os teóricos filosóficos do século XX é possível analisar aquilo que eles