Principais abordagens da aprendizagem
Nome: Sara Rafaele da Silva
Turma: 5fr
Principais abordagens de aprendizagem
1. Cognitivista
Sistema pelo qual o sujeito adquire conhecimento através das experiências vividas em sociedade ou através dos processos de transmissão em instituições voltadas para o ensino. Principais estudiosos: J.Piaget, LevSemenovich, Vygotsky, Wallon... No Brasil Anísio Texeira, Darcy Ribeiro...
A teoria cognitiva criada por Piaget, psicólogo suíço que teve grande impacto no âmbito da Educação, defende que a construção de cada ser humano é o processo que acontece ao longo do desenvolvimento da criança. O processo divide-se em quatro fases:
Sensório-motor (0 – 2 anos)
Pré-operatório (2 – 7 anos)
Operatório-concreto (8 – 11 anos)
Operatório-formal (a partir dos 12 anos até aos 16 anos, em média). A terapia cognitiva é uma área de estudo sobre a influência do pensamento no comportamento do individuo.
2. Comportamentalista
A ideia principal do comportamentalismo é de que a aprendizagem ocorre como uma mudança de comportamento. São estudadas as respostas dadas pelo sujeito aos estímulos fornecidos pelo ambiente externo, não levando em consideração o que ocorre em sua mente durante o processo de aprendizagem.
Dentre as principais teorias comportamentalistas, destacam-se:
Teoria do Reflexo: O reflexo condicionado foi uma das primeiras abordagens realmente objetivas e científicas ao estudo da aprendizagem. Forneceu um modelo que podia ser replicado e verificado em laboratório.
Teoria Associacionista: Aprendizagem consiste na formação de ligações estímulo-resposta, e são fixadas ou eliminadas em função das consequências. As associações que levam a um "estado satisfatório" são aprendidas enquanto as que levam a um "estado desconfortável" tendem a ser eliminadas (Lei do Efeito).
Behaviorismo de Watson: Aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento das conexões estímulo-resposta herdadas pelos seres humanos chamadas reflexos. Novas conexões estímulo-resposta podem