Primeira instrução de aprendiz
Origem: A Maçonaria teve origem nas antigas fraternidades iniciáticas do Egito, das quais recebeu a tradição que é guardada através de símbolos só transmitida aos iniciados.
Primeiro Grau:
É o alicerce da filosofia maçônica de aperfeiçoamento humano, compete ao APR\. MAÇ.\ o trabalho de desbastar a P\.B\, isto é desvencilhar-se dos defeitos e paixões profanos para poder concorrer à construção moral da Humanidade que é a verdadeira obra da Maçonaria. Painel da Loja:
É o caminho a ser trilhado pelo trabalho, observação e domínio pessoal para progredir na grande obra que é desbastar as asperezas do nosso ser que é denominado P\B \e transformá-la em P\POL\, pela fé e esforço. Neste momento o maço e o cinzel podem ser trocados por novos utensílios, subindo o iniciado a escada da hierarquia maçônica. Quantidade de instruções no Primeiro Grau:
São cinco, simbolizando no passado os cinco anos que o APR\passava encerrado no Templo. Como parte dos sete anos exigidos na época para o compromisso deste grau. Loja:
A palavra Loja é de origem Indu significa mundo. Na terminologia maçônica loja é chamada de “Templo de Salomão”e de acordo com a tradição possui uma formação alongada quadrilátera na proporção 3:1 em plano e subdividida internamente em compartimentos. Sua entrada é única e no setor ocidental e possui um lugar sagrado na extremidade oriental. Por ser simbolizada como “mundo”o templo possui sua abóboda de cor azul ,representa o céu onde estão devidamente distribuídas várias estrelas e planetas com função simbólica muito importante. Além das estrelas e planetas temos nuvens que no Ocidente são carregadas e a medida que se aproximam do Oriente vão clareando visto que no Oriente não existem nuvens somente luz. Estes simbolismos representam os conhecimentos que devemos adquirir no transcurso do longo caminho que devem percorrer os iniciados da respeitável ordem, e só chegarão no Oriente aqueles que