Primeira infância melhor
INICIATIVA PIONEIRA NO BRASIL
Karine Isis Bernardes Verch Mestre em Educação
Estrutura do Programa Primeira Infância Melhor
Organograma da Estrutura do PIM
Figura 1 – Organograma da Estrutura do PIM. Fonte: Documentos institucionais do PIM (2007).
O Programa Primeira Infância Melhor integra a política de Governo do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na promoção e no desenvolvimento da primeira infância, nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais. Seu principal objetivo é orientar as famílias, através de suas culturas e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, da gestação até os seis anos de idade.
A base do Programa Primeira Infância Melhor está no reconhecimento da importância da família como agente de seu próprio desenvolvimento, cuja influência é decisiva por sua atuação na educação dos filhos, perpetuando a herança cultural. É no cotidiano e na convivência familiar de cada criança que o PIM apóia e fortalece as famílias [...]. O convívio com adultos responsáveis faz da criança um aprendiz nato, pois palavras, ações e atitudes representam estímulos constantes para a construção e organização de inúmeras capacidades, como autoconfiança, autonomia, segurança e sociabilidade. [...] Quando o meio ambiente da criança é constituído por relações culturais/familiares saudáveis, estas se tornam requisitos indispensáveis ao desenvolvimento integral das potencialidades do indivíduo. (ALMEIDA, 2008, p.2).
O Programa é coordenado, na esfera estadual, pela Secretaria da Saúde, com apoio das Secretarias da Justiça e Desenvolvimento Social, Cultura e Educação, através de um Comitê Gestor, que tem como objetivo a promoção de ações conjuntas, visando a implementação, o monitoramento e a avaliação de resultados do Programa. Ainda em âmbito estadual, segundo Schneider e Ramires (2007), a gestão operacional do Programa é exercida pelo Grupo Técnico Estadual (GTE), que é