Penar de velhos
OBJETIVO:
O objetivo desta aula tem como devido interesse, a observação através de dados experimentais a densidade das substâncias sólidas e das liquidas. Muitos pensam que a densidade é apenas o resultado de uma operação aritmética de divisão entre a massa e o volume de uma substância, mas esse conceito é muito mais amplo e está relacionado a outros, como compressão e empacotamento. Por exemplo, quanto maior for o empacotamento dos átomos, mais densa é a substância. Da mesma forma, quanto maior for a compressão sobre um objeto, maior será a sua densidade MATERIAIS: 1. Béquer de 200 ml; 2. Béquer de 50 ml; 3. Bolinha de isopor; 4. Uma rolha; 5. Bolinha de gude; 6. Clips; 7. Bastão de vidro, etc
Procedimento:
Densidade dos líquidos: * 1ª experiência: Pos-se no béquer a água, agitou-se para misturar e logo após foi adicionado o óleo sobre a água corada. Em outro béquer foi posto um pouco de álcool e adicionou-se um corante. Misturou-se tudo e por ultimo foi acrescentado aproximadamente 20 ml de mel.
* 2ª experiência: Colocou-se na proveta 50 ml de água e depois 50 ml de gasolina, foi agitado por algum tempo com um bastão de vidro e logo após foi posto em uma superfície para “descansar”.
Densidade dos sólidos:
Após algum tempo depois de termos a 1ª experiência pronta, com cada substancia já dividida conforme sua densidade e mistura, colocamos uma bolinha de isopor, uma rolha, uma bolinha de gude e um clips.
DISCUSSÕES E RESULTADOS:
Entre o grupo foi discutido muito a densidade de cada substancia, pois logo após adicionarmos o óleo já percebemos a mudança, e ao final da experiência percebemos as diferentes densidades de cada substancia. O álcool “some” pois em sua composicao a água é fundamental e de grande volume, o mel é a substancia mais densa entre todas, a água fica entre o óleo e o mel, e por cima ficou uma camada de álcool puro. Percebemos a partir