Primeira Guerra. Conservadorismo anos 20 e anos 30 revolucionário
A) A civilização do século XIX tinha quatro pilares:
O Sistema de Equilíbrio de Poder (impedia guerras entre as grandes potências)
Padrão Ouro (Organização única de economia mundial)
Mercado Auto-Regulável (Produziu bem-estar material sem precedentes)
Estado liberal
Mercado Auto-Regulável -> Padrão Ouro -> Sistema de Equilíbrio de Poder |
Estado Liberal
Estes pilares eram econômicos (Mercado Auto-Regulável e Padrão Ouro) e políticos (Sistema de Equilíbrio de Poder e Estado Liberal)
Com a queda do Padrão Ouro, os outros pilares foram sacrificados para tentar salvá-lo.
O Sistema de Equilíbrio de Poder não asseguraria a paz, uma vez fracassada a economia mundial. Portanto, o colapso da civilização do século XIX foi a crise econômica que deu origem a Primeira Guerra.
As devastações da guerra pareceram aos sobreviventes a fonte óbvia dos obstáculos a uma organização internacional que havia emergido tão inesperadamente. De repente, nem o sistema econômico, nem o sistema político mundial pareciam funcionar, e a explicação parecia estar nos terríveis sofrimentos infligidos à substância humana pela primeira guerra mundial. Na realidade, os obstáculos à paz e estabilidade no pós-guerra derivavam das mesmas fontes qual brotara a primeira guerra mundial.
As grandes potências da Europa estiveram em guerra umas com as outras durante o século 1815 a 1914, mas somente durante três curtos períodos: durante seis meses em 1859, seis semanas em 1866 e nove meses em 1870-1871. A diferença básica entre o século XIX e os anteriores é justamente a que existe entre guerras generalizadas ocasionais e a ausência completa de guerras generalizadas.
O