Fichamento de citações: O Egito Antigo - Ciro Flamarion Cardoso
Campus Rondonópolis
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Departamento de História
FICHA DE CITAÇÕES:
O EGITO ANTIGO – CIRO FLAMARION S. CARDOSO
ALUNO (?)
Rondonópolis - MT, 14 de julho de 2014.
CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 1992.
“A FALÊNCIA DA “HIPÓTESE CAUSAL HIDRÁULICA”
“Os trabalhos recentes mostraram que o sistema egípcio de irrigação por tanques tinha um caráter local a princípio: não há qualquer prova de uma administração centralizada de redes de irrigação até o Reino Médio (...)” (p. 8)
ECONOMIA E SOCIEDADE
“As técnicas de produção utilizadas pelo Egito faraônico se fixaram na sua maioria - como ocorreu na Mesopotâmia - durante o surto de inovações tecnológicas que se estende aproximadamente de 3200 a 2700; depois houve algumas invenções isoladas e aperfeiçoamentos, mas não qualquer mudança radical do nível tecnológico.” (p. 9)
“As atividades agrícolas eram o setor fundamental da economia agrícola antiga.”
“(...) A vida agrícola se desenvolvia segundo um ciclo bastante curto, se considerarmos as produções básicas - cereais (trigo duro e cevada em especial) e linho - , em função das três estações do ano que eram típicas do país: a inundação (julho-outubro), a “saída” ou o reaparecimento da terra cultivável do seio das águas, época da semeadura (novembro-fevereiro), e a colheita (março-junho).” (p. 10)
“(...) um dos traços mais visíveis da economia egípcia antiga era, sem dúvida, o estatismo faraônico: a quase totalidade da vida econômica “passava” pelo rei e seus funcionários, ou pelos templos. Estes últimos devem ser considerados parte integrante do Estado, mesmo se, em certas ocasiões, houve atritos entre a realeza e a hierarquia sacertotal; aliás, os bens dos templos estavam sob a supervisão do tjati, espécie de “primeiro-ministro” nomeado pelo faraó.” (p. 13)
“A sociedade do Egito antigo tinha, no vértice da hierarquia social, o rei, considerado um