Primeira Gera O De Processadores
Lançado em junho de 1978, o “Intel 8086” é um microprocessador de 16 bits da Intel. Por essa razão, logicamente, seus registradores internos, sua unidade lógica e aritmética, e a grande maioria das suas instruções foram arquitetadas para trabalhar com palavras de 16 bits. Além disso, o microprocessador em questão tem um barramento de dados de mesma largura, ou seja, pode ler e escrever na memória ou nos portos de E/S utilizando 16 bits de uma só vez. O microprocessador Intel 8086 pode, também, endereçar 1MB (2²°) posições de memória, sendo cada uma destas posições de memória ocupadas por um Byte. Isso se dá porque o barramento de endereços desse microprocessador é de 20 bits.
Quanto a sua arquitetura, o microprocessador Intel 8086 pode ser traçado em duas unidades distintas: a BIU e a EU. A BIU (Bus Interface Unit) é responsável por enviar endereços para o barramento de endereços, ler instruções da memória, ler e escrever dados nas portas e na memória. Esta é a unidade responsável por todas as transferências de dados e endereços através dos barramentos. A EU (Execution Unit), por sua vez, diz á BIU onde buscar instruções ou dados, decodifica e executa as instruções.
Além dos fatos supracitados, é importante citar que o microprocessador operava a 4,77MHz e que o estudo de sua arquitetura possibilita um melhor entendimento da arquitetura dos processadores mais modernos, visto que o modelo de programação básico é muito similar aos destes processadores. Ademais, todos os recursos em nível de aplicativos, como registradores, tipos de dados e modo de endereçamento, são extensões do conjunto de recursos do Intel 8086 original.
O primeiro processador a ser utilizado em um PC foi o Intel 8088, lançado um ano após o microprocessador Intel 8086, com o intuito de manter os custos do PC reduzidos e preservar a compatibilidade com os chips periféricos. Isso se deu porque o Intel 8088 aceitava um barramento interno de 16 bits (como o Intel