Intodu O
Foi após a segunda guerra, que a África e a Ásia simultaneamente fez o processo de independência no continente. A independência da Ásia ocorreu pelos seguintes fatos, o enfraquecimento das nações europeias após a segunda guerra, e o surgimento de lutas pela independência. Povos africanos lutavam, para que a África voltasse a ser livre de colonizações, porem queriam que mantivesse as delineações territoriais e organizações politicas que as colônias tinham estabelecido.
A descolonização asiática
Para que o continente asiático conseguisse o seu processo de descolonização, pode contar com o apoio norte-americano e soviético. O motivo para que o continente contasse com esse apoio é que naquele momento desenrolava-se a Guerra Fria. Com isso, ambos desejavam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo.
Entre 1945 e 1950, muitas colônias se tornaram independentes, tais como: Índia, Paquistão, Sri Lanka, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Laos. A china pôs fim na dominação inglesa, alemã e japonesa em seu território, pois promoveu a revolução socialista. A Coreia deixou de obedecer aos domínios japoneses em 1945, já em 1948 a ex-colônia japonesa se dividiu formando assim dois países a Coreia do sul e a Coreia do norte.
Em 1943 e 1946, países como Líbano e Síria tiveram suas independências oficializadas, pois as colônias onde hoje em dia se encontra o Oriente Médio se submeteram aos comandos dos europeus por muito tempo.
Devido a muitos anos de intensa exploração dos europeus, as colônias se tornaram independentes, no entanto herdaram muitos problemas de caráter socioeconômico, os quais são percebidos até os dias atuais.
A descolonização da África
Até a segunda metade do século xx o continente africano foi uma colônia de potencias europeias. Conquistou sua independência devido a Segunda Guerra. Um acontecimento que envolveu muitos países, dentre eles nações europeias que detinham territórios de exploração no continente africano.
A Europa